Nossos Itens



Itens de Julgamento
do FESTIVAL INTERNACIONAL DE TRIBOS DO ALTO SOLIMÕES – FESTISOL

Item 01. Apresentador: INDIVIDUAL
Quem defende este Item?
J. Ferreira
Anfitrião, Mestre de Cerimônia, Porta voz.
Como um maestro na regência da grande ópera cabocla, o apresentador é o mestre que conduz o espetáculo de sons, cores e alegria.
Ao seu comando, com a voz aumentando a matiz na chamada tradicional da festa, o surdo ecoa na batida forte que estremece o peito, incendeia a alma e faz o onçódromo explodir em um coral inacreditável e fascinante.
Esse item também efetua o trabalho de Narrador, fazendo a introdução às lendas, rituais e demais itens, apresentando-os convenientemente aos presentes.
É função do apresentador chamar a atenção dos jurados e demais presentes para os itens em suas evoluções na arena.

Item 02. Cantor Tribal: INDIVIDUAL
Quem defende este item?
Jerry Alves
A pilastra central do espetáculo, Sua voz é o fio condutor para o desenvolvimento do tema.
O cantor tribal, com sua extensão de voz afinada, é quem tem a missão de entoar os cantos tribais que sustentam o espetáculo, por toda sua duração. É o cantor tribal quem faz a galera cantar com a alma.

Item 03. Ritual Indígena Tribal: ESTRUTURA ARTÍSTICA
Recriação de ritmo xamanístico, fundamentado através de pesquisa, dentro do contexto folclórico.
“Os rituais indígenas constituem momentos importantes que marcam a socialização de um indivíduo ou a passagem de um grupo de uma situação para outra. Eles marcam momentos constituintes da identidade dos indivíduos nas diferentes fases da vida, incluindo a passagem para o mundo dos mortos. Manifestam as relações entre o mundo social e o mundo cósmico, entre o universo natural e sobrenatural. A maioria dos rituais são planejados com antecedência, envolvendo grande quantidade de alimentos, confecção de artefatos e convites para parentes e aliados.”
Para apresentar um ritual na arena, a agremiação utiliza de vários itens para construir o momento em que é encenado e mostrado na arena algum rito indígena real, ainda praticado ou não pelos povos indígenas.
Desta forma esse item também requer atenção para sua apresentação e mesmo julgamento, pois requer aporte da parte cênica, alegórica e musical da festa.
Durante a apresentação do ritual, são representadas as visões, os temores, as crenças, as viagens ao além, os ritos de ascendência, iniciação, passagem, fé, cura, salvação.

Item 04. Porta Estandarte Tribal: INDIVIDUAL
Quem defende este item?
Karem Garcia
Símbolo da Agremiação em movimento.
Cheia de encantos, brilha ao conduzir, com graça e amor, o símbolo da Onça em movimento e também o símbolo de uma nação, o estandarte azul e branco.
Entre os movimentos de seu bailado com o estandarte misturam-se as cores que representam esse povo de alma guerreira. Esse povo que espera fielmente a hora de poder vibrar, cantar e erguer o estandarte da Onça Preta, nessa fantástica manifestação de amor.
A paixão e o encanto pelo azul influenciam sua evolução na arena, sempre caracterizadas pela elegância, garra e simpatia na maneira de reverenciar o estandarte, representação da sabedoria cabocla da tabatinguense, da tradição popular e da cultura indígena da Amazônia.

Item 05: Moça Nova – INDIVIDUAL
Quem defende este item?
Kátia Meirelles
Representa a passagem de menina para o posto de mulher dentro da tribo Tikuna, evolui com graça e leveza e éprotegida pelos deuses yo’i e Ipi.

Item 06: Rainha do Festival – INDIVIDUAL
Quem defende este item?
Aillyne Peixoto
Poder expressado pela representante da manifestação popular.
Ela personifica a geografia de mistérios e beleza do folclore da Amazônia, reinando absoluta nesse universo de sonhos, encantando a todos com seu bailado e pela exuberância de suas indumentárias.
A rainha é a guardiã do folclore, traz a alegria e a magia em sincronia com a diversidade cultural da vida existente na floresta.
Sua presença na arena significa que todos os entes da mata compactuam dessa mesma alegria e sentimento de respeito pela cultura e pela natureza.

Item 07: Pajé Tribal –INDIVIDUAL
Quem defende este item?
Fernando Costa
Curandeiro, xamã, sacerdote, ponto de equilíbrio das tribos.
O pajé interpreta em sua apresentação o feiticeiro, o curandeiro, o mago das transmutações, fascinando pelos cantos, pelas rezas, danças e rituais.
Um guerreiro guiado pela força dos espíritos ancestrais, com o poder da cura, capaz de reger um mundo de mistérios, controlador de forças que ameaçam o corpo e a alma.
Com o poder mágico das ervas, repete o gesto de invocar os espíritos sagrados pedindo proteção aos ancestrais para expulsar o ser maléfico.

Item 08: Tribos Indígenas – COLETIVO
Agrupamento nativo da Amazônia.

Item 09: Índio Guerreiro INDIVIDUAL
Quem defende este item?
Valdeney Lima
O índio mais valente da tribo, encarregado de proteger a tribo a qualquer custo, guerreiro protegido pelo deus Y’OÍ.

Item 10: Índia Guerreira INDIVIDUAL
Quem defende este item?
Marcelly Carvalho
É a mulher mais bonita e mais valente da tribo, tem na sua essência a garra, o mistério e o espírito guerreiro das lendárias Amazonas, expressando em sua dança os sentimentos de amor e paixão, suaves como o remanso dos igarapés e fortes como os banzeiros do grande rio.
Sua beleza, realçada pelos cabelos negros, traduzem toda a singularidade da mulher nativa da Amazônia, inspirando a poesia e os sonhos do versador.

Item 11: Lenda Amazônica - ESTRUTURA ARTÍSTICA
Ficção que retrata e ilustra a cultura e o folclore de um povo.

Item 12: Galera COLETIVO
Elemento de apoio do espetáculo, estímulo de apresentação, massa humana que forma uma das maiores coreografias uníssonas do mundo.
A galera é a mais linda, que expressa os mais eufóricos e ternos sentimentos, como um combustível que mede a força, a garra e a intensidade do calor de uma nação.
No Festisol, as torcidas também concorrem na pontuação do espetáculo, sendo um dos diferenciais de nossa festa.
Enquanto uma agremiação se apresenta, a torcida contrária não pode se manifestar negativamente.
Em contra partida quando sua agremiação entra na arena, a galera explode de emoção, participando e interagindo com tudo o que é mostrado na arena.

Item 13: Organização e Conjunto Folclórico – COLETIVO
Reunião de itens individuais, artísticos e coletivos embasados no conteúdo da noite, e, pôr sua vez, dispostos organizadamente na arena de apresentação.

Item 14: Tribo Coreografada –COLETIVO
Todos os movimentos de dança apresentados durante o espetáculo.

Item 15: Canto, Letra e Música- ABSTRATO - Suporte lítero musical do festival, fio condutor para a apresentação, elo entre a individualidade e o grupo.

Item 16: Batucada Tribal:COLETIVO
Sustentação rítmica, tradição, base para o espetáculo, agrupamento de percussão que forneça um referencial rítmico indispensável ao cantos tribais.

Item 17: Alegorias - ESTRUTURA ARTÍSTICA
Estrutura artística que funciona como suporte e cenário para apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário