Itens
de Julgamento
do
FESTIVAL INTERNACIONAL DE TRIBOS DO ALTO SOLIMÕES – FESTISOL
Item 01. Apresentador: INDIVIDUAL
Quem
defende este Item?
J.
Ferreira
Anfitrião,
Mestre de Cerimônia, Porta voz.
Como
um maestro na regência da grande ópera cabocla, o apresentador é o mestre que
conduz o espetáculo de sons, cores e alegria.
Ao seu
comando, com a voz aumentando a matiz na chamada tradicional da festa, o surdo
ecoa na batida forte que estremece o peito, incendeia a alma e faz o onçódromo
explodir em um coral inacreditável e fascinante.
Esse item
também efetua o trabalho de Narrador, fazendo a introdução às lendas, rituais e
demais itens, apresentando-os convenientemente aos presentes.
É função
do apresentador chamar a atenção dos jurados e demais presentes para os itens
em suas evoluções na arena.
Item 02. Cantor Tribal:
INDIVIDUAL
Quem
defende este item?
Jerry
Alves
A
pilastra central do espetáculo, Sua voz é o fio condutor para o desenvolvimento
do tema.
O
cantor tribal, com sua extensão de voz afinada, é quem tem a missão de entoar
os cantos tribais que sustentam o espetáculo, por toda sua duração. É o cantor
tribal quem faz a galera cantar com a alma.
Item 03. Ritual Indígena Tribal: ESTRUTURA ARTÍSTICA
Recriação
de ritmo xamanístico, fundamentado através de pesquisa, dentro do contexto
folclórico.
“Os
rituais indígenas constituem momentos importantes que marcam a socialização de
um indivíduo ou a passagem de um grupo de uma situação para outra. Eles marcam
momentos constituintes da identidade dos indivíduos nas diferentes fases da
vida, incluindo a passagem para o mundo dos mortos. Manifestam as relações
entre o mundo social e o mundo cósmico, entre o universo natural e
sobrenatural. A maioria dos rituais são planejados com antecedência, envolvendo
grande quantidade de alimentos, confecção de artefatos e convites para parentes
e aliados.”
Para
apresentar um ritual na arena, a agremiação utiliza de vários itens para
construir o momento em que é encenado e mostrado na arena algum rito indígena
real, ainda praticado ou não pelos povos indígenas.
Desta
forma esse item também requer atenção para sua apresentação e mesmo julgamento,
pois requer aporte da parte cênica, alegórica e musical da festa.
Durante
a apresentação do ritual, são representadas as visões, os temores, as crenças,
as viagens ao além, os ritos de ascendência, iniciação, passagem, fé, cura,
salvação.
Item 04. Porta Estandarte Tribal: INDIVIDUAL
Quem
defende este item?
Karem
Garcia
Símbolo
da Agremiação em movimento.
Cheia
de encantos, brilha ao conduzir, com graça e amor, o símbolo da Onça em
movimento e também o símbolo de uma nação, o estandarte azul e branco.
Entre
os movimentos de seu bailado com o estandarte misturam-se as cores que representam
esse povo de alma guerreira. Esse povo que espera fielmente a hora de poder
vibrar, cantar e erguer o estandarte da Onça Preta, nessa fantástica
manifestação de amor.
A
paixão e o encanto pelo azul influenciam sua evolução na arena, sempre caracterizadas
pela elegância, garra e simpatia na maneira de reverenciar o estandarte,
representação da sabedoria cabocla da tabatinguense, da tradição popular e da
cultura indígena da Amazônia.
Item 05: Moça Nova – INDIVIDUAL
Quem
defende este item?
Kátia
Meirelles
Representa
a passagem de menina para o posto de mulher dentro da tribo Tikuna, evolui com
graça e leveza e éprotegida pelos deuses yo’i e Ipi.
Item 06: Rainha do Festival – INDIVIDUAL
Quem
defende este item?
Aillyne
Peixoto
Poder
expressado pela representante da manifestação popular.
Ela
personifica a geografia de mistérios e beleza do folclore da Amazônia, reinando
absoluta nesse universo de sonhos, encantando a todos com seu bailado e pela
exuberância de suas indumentárias.
A
rainha é a guardiã do folclore, traz a alegria e a magia em sincronia com a
diversidade cultural da vida existente na floresta.
Sua
presença na arena significa que todos os entes da mata compactuam dessa mesma
alegria e sentimento de respeito pela cultura e pela natureza.
Item 07: Pajé Tribal –INDIVIDUAL
Quem
defende este item?
Fernando
Costa
Curandeiro,
xamã, sacerdote, ponto de equilíbrio das tribos.
O
pajé interpreta em sua apresentação o feiticeiro, o curandeiro, o mago das transmutações,
fascinando pelos cantos, pelas rezas, danças e rituais.
Um guerreiro guiado pela força dos espíritos ancestrais, com o poder da cura, capaz de reger um mundo de mistérios, controlador de forças que ameaçam o corpo e a alma.
Um guerreiro guiado pela força dos espíritos ancestrais, com o poder da cura, capaz de reger um mundo de mistérios, controlador de forças que ameaçam o corpo e a alma.
Com
o poder mágico das ervas, repete o gesto de invocar os espíritos sagrados
pedindo proteção aos ancestrais para expulsar o ser maléfico.
Item 08: Tribos Indígenas – COLETIVO
Agrupamento
nativo da Amazônia.
Item 09: Índio Guerreiro – INDIVIDUAL
Quem
defende este item?
Valdeney
Lima
O
índio mais valente da tribo, encarregado de proteger a tribo a qualquer custo,
guerreiro protegido pelo deus Y’OÍ.
Item 10: Índia Guerreira – INDIVIDUAL
Quem
defende este item?
Marcelly
Carvalho
É
a mulher mais bonita e mais valente da tribo, tem na sua essência a garra, o
mistério e o espírito guerreiro das lendárias Amazonas, expressando em sua
dança os sentimentos de amor e paixão, suaves como o remanso dos igarapés e
fortes como os banzeiros do grande rio.
Sua
beleza, realçada pelos cabelos negros, traduzem toda a singularidade da mulher
nativa da Amazônia, inspirando a poesia e os sonhos do versador.
Item 11: Lenda Amazônica - ESTRUTURA ARTÍSTICA
Ficção
que retrata e ilustra a cultura e o folclore de um povo.
Item 12: Galera– COLETIVO
Elemento
de apoio do espetáculo, estímulo de apresentação, massa humana que forma uma
das maiores coreografias uníssonas do mundo.
A
galera é a mais linda, que expressa os mais eufóricos e ternos sentimentos,
como um combustível que mede a força, a garra e a intensidade do calor de uma
nação.
No
Festisol, as torcidas também concorrem na pontuação do espetáculo, sendo um dos
diferenciais de nossa festa.
Enquanto
uma agremiação se apresenta, a torcida contrária não pode se manifestar
negativamente.
Em
contra partida quando sua agremiação entra na arena, a galera explode de
emoção, participando e interagindo com tudo o que é mostrado na arena.
Item 13: Organização e Conjunto
Folclórico –
COLETIVO
Reunião
de itens individuais, artísticos e coletivos embasados no conteúdo da noite, e,
pôr sua vez, dispostos organizadamente na arena de apresentação.
Item 14: Tribo Coreografada –COLETIVO
Todos
os movimentos de dança apresentados durante o espetáculo.
Item 15: Canto, Letra e Música- ABSTRATO - Suporte lítero musical do
festival, fio condutor para a apresentação, elo entre a individualidade e o
grupo.
Item 16: Batucada Tribal:COLETIVO
Sustentação
rítmica, tradição, base para o espetáculo, agrupamento de percussão que forneça
um referencial rítmico indispensável ao cantos tribais.
Item 17: Alegorias - ESTRUTURA
ARTÍSTICA
Estrutura
artística que funciona como suporte e cenário para apresentação.
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